1/11/2010

1964 pode estar chegando

Vixe Mainha!!!

Tem um odor muito estranho no ar. Lula a favor da França, Aeronaútica contra aviões da França, Direitos Humanos com tom de censura, crítica em revistas e jornais, os extremos do comunismo no poder e outros fora. Mas o pior ainda esta por vir.

Fiz uma pequena pesquisa sobre o golpe de 64 e olha só:

Em 1964 houve um movimento de reação, por parte de setores conservadores da sociedade brasileira - notadamente as Forças Armadas, a sociedade civil e o alto clero da Igreja Católica, apoiados fortemente pela potência dominante da época, os Estados Unidos da América - ao temor de que o Brasil viria a se transformar em uma ditadura socialista similar à praticada em Cuba, após a falha do Plano Trienal do governo de João Goulart de estabilizar a economia, seguido da acentuação do discurso de medidas vistas como comunistas na época, as quais incluíam a reforma agrária e a reforma urbana.

Por isso, e pela falta de mobilização de setores mais baixos da sociedade, alguns historiadores consideram o movimento de 1964 como um golpe de Estado.

Em 1981 o general Ernesto Geisel, quarto presidente do regime militar, revelou para o jornalista Elio Gaspari sua opinião sobre o assunto:

  • "O que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções fazem-se por uma idéia, em favor de uma doutrina. Nós simplesmente fizemos um movimento para derrubar João Goulart. Foi um movimento contra, e não por alguma coisa. Era contra a subversão, contra acorrupção. Em primeiro lugar, nem a subversão nem a corrupção acabam. Você pode reprimi-las, mas não as destruirá. Era algo destinado a corrigir, não a construir algo novo, e isso não é revolução".
Diante do exposto e do que está ocorrendo hoje. Eu só peço a Deus um pouco de malandragem para salvar os que posso ajudar.

Nenhum comentário: